Últimas notícias.

O Governo do Estado divulgou nesta sexta-feira (26) os resultados da primeira jornada de mobilização e educação ambiental promovida pela Caravana Bahia Sem Fogo, realizada na cidade de Ibicoara, localizada a 459 km de Salvador. Durante o evento, foram apresentados os resultados alcançados após as atividades voltadas à prevenção aos incêndios florestais e à adoção de práticas sustentáveis em 11 municípios da Chapada Diamantina, que contaram com a participação de mais de 2,5 mil pessoas. Durante a cerimônia, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e as instituições parceiras entregaram 110 kits contendo equipamentos essenciais para atuação das brigadas voluntárias, incluindo itens de proteção individual e coletiva. Os brigadistas receberam diversos materiais, como cantil, bataclava, enxada, facão, luva, pá, mochila, abafador, apito, lanterna de cabeça, coturno, gandola, calça, máscara, foice, rastelo, bloqueador solar e soprador. A diretora-geral da Sema e coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo, Daniella Fernandes, destacou a adesão e o engajamento das comunidades nos municípios visitados pela Caravana. Além disso, ressaltou o compromisso do Governo em fortalecer o trabalho das brigadas voluntárias na prevenção e combate aos incêndios florestais. A educação ambiental foi um dos principais pilares da Caravana, que visitou 15 escolas municipais e estaduais, incentivando os estudantes a se tornarem protetores do meio ambiente. As crianças e jovens que participaram das atividades receberam o título de Agentes Ambientais Mirins.

balanco-caravana-bahia-sem-fogo

O projeto teve início em 11 de abril, em Andaraí, e durante 15 dias levou atividades planejadas para os municípios da região, incluindo rodas de conversa, sensibilização nas escolas e brigadas voluntárias, encontros nas prefeituras, sindicatos e demais entidades envolvidas. A Caravana Bahia Sem Fogo é um exemplo de como ações coordenadas e o envolvimento comunitário podem fazer diferença na gestão sustentável dos recursos naturais. Em maio, o projeto seguirá para o Oeste da Bahia, visitando municípios que enfrentaram ocorrências de incêndios nos últimos anos. O prefeito de Ibicoara, Gilmadson Melo, agradeceu ao Governo do Estado pela iniciativa e destacou a importância do projeto para fortalecer a cultura de turismo ecológico na região. Ele também reconheceu o trabalho dos brigadistas municipais e voluntários. Durante a passagem por Ibicoara, a Caravana percorreu a sede e a zona rural do município, realizando atividades de educação ambiental com alunos do ensino fundamental e encontros com as comunidades locais. A população pode contribuir denunciando queimadas ilegais e outros crimes ambientais pelo telefone 0800 071 1400 ou e-mail denuncias@inema.ba.gov.br. Em caso de focos e incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente através do número 193.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.