Últimas notícias.

Criminosos estão usando a imagem do presidente da Câmara de Livramento de Nossa Senhora, Ronilton Carneiro, “Batata” no WhatsApp para solicitar dinheiro. A mensagem fraudulenta afirma que a quantia será utilizada para despesas do funeral de sua mãe, que faleceu nesta sexta-feira (14). Ronilton Carneiro esclarece que não está pedindo dinheiro a ninguém. Trata-se de um golpe, e as medidas cabíveis já estão sendo tomadas para identificar e punir os responsáveis. Não transfira nenhuma quantia e denuncie a tentativa de fraude.

Morreu aos 70 anos, Dona Celcina Magalhães Carneiro Alves, mãe de Ronilton Carneiro, carinhosamente conhecido como ‘Batata’, Presidente da Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora. Celcina de Magalhães Carneiro Alves nasceu em 4 de maio de 1954. Neste momento de dor e tristeza, expressamos nossas sinceras condolências a Ronilton Carneiro e a toda sua família. Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte seus corações e lhes dê força para superar essa irreparável perda. O corpo será velado na comunidade de Jiboia e o sepultamento ocorrerá nesta sexta-feira (14), às 17h. O Blog Sudoeste se solidariza com a família enlutada.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Vitória da Conquista anunciou a eleição do advogado Wendel Silveira para o cargo de presidente. A decisão foi tomada durante Sessão Extraordinária do Conselho Seccional da OAB/BA. Wendel Silveira assume a liderança da segunda maior Subseção do interior da Bahia, com o compromisso de representar os interesses da classe e garantir o cumprimento dos princípios que regem a instituição. Em sua declaração, o novo presidente expressou sua gratidão e determinação: “Com muita honra aceitei o desafio de presidir a nossa Instituição neste último semestre do triênio e espero conseguir fazer uma gestão que contribua com a advocacia da Subseção.” A posse foi conduzida pela presidente da OAB/BA, Daniela Borges, logo após o encerramento da eleição. A nova diretoria da Subseção de Vitória da Conquista ficou composta por Wendel Silveira (presidente), Frederico Silveira (vice-presidente), Fagner Guimarães (secretário-geral) e Daniella Miranda (tesoureira). Com a nova gestão, a OAB – Subseção de Vitória da Conquista busca fortalecer a advocacia local, promovendo melhorias e defendendo os direitos e prerrogativas dos advogados da região.

Durante a sessão desta quarta-feira (12), os conselheiros da 1ª Câmara de julgamentos do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinaram que o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, faça o ressarcimento de R$ 880,41 aos cofres municipais – valor de uma multa de trânsito de um veículo alugado pela prefeitura e que estava a seu serviço. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, a multa aplicada teve por causa excesso de velocidade. A denúncia contra o prefeito foi feita pelo cidadão Roberto Lucas Spínola Souto, que alegou irregularidade no aluguel do veículo Hilux SW4 para uso com fins pessoais pelo prefeito. A defesa rebateu a denúncia, argumentando que o veículo é usado pelo prefeito em viagens de interesse no município. Os conselheiros, no entanto, consideraram que não há razão para o município arcar com valor da multa por infração prevista no Código de Trânsito, qualificada como gravíssima. Cabe recurso da decisão.

O cantor Nahim Jorge Elias Júnior, conhecido como Nahim, morreu na manhã desta quinta-feira (13) em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), caso será registrado preliminarmente como morte suspeita. Natural de Miguelópolis, interior do estado, ele fez sucesso nos anos 80, quando frequentava programas de auditório e foi grande vencedor do quadro “Qual É a Música?”, do Programa Silvio Santos, no SBT. O artista ganhou projeção nacional com os hits “Dá Coração”, “Coração de Melão” e “Taka Taka”.

Até às 14h55 de ontem, pouco mais de 1,2 milhão de proprietários de veículos na Bahia haviam quitado o IPVA 2024, ou 45% dos condutores. O estado tem uma frota de 2,69 milhões de automóveis habilitados ao pagamento da taxa, com o ano de fabricação a partir de 2010. Carros com mais de 15 anos são isentos – apenas do IPVA. Ao todo, são 5,1 milhões de veículos registrados no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran). Dos 1.208.846 de condutores com o IPVA pago, 927.813 (76,71%) estão também com o licenciamento anual integralmente saldado. É que o IPVA está contido no licenciamento, que contém ainda o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (DPVAT), e eventuais multas por infração. Quase 32% dos contribuintes (385.077) realizaram o desembolso com 15% de desconto, na data de 7 de fevereiro. Para o diretor-geral do Detran no estado, Rodrigo Pimentel, o índice é considerado “satisfatório”. “A Bahia é um dos estados com a condição de pagamento mais favorável para o condutor no país. Aqui, até 30 de julho pode-se rodar com o licenciamento 2023”, disse Pimentel. O diretor-geral ressaltou, contudo, que o Detran não efetua blitz para “cobrança” do documento pago, mas que o foco da fiscalização é a alcoolemia e outras irregularidades, ou itens de segurança. “O objetivo é sempre a garantia da segurança no trânsito”, afirmou. Ontem, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) divulgou comunicado “alertando” os motoristas para as datas de vencimento do tributo em junho. Segundo a nota, donos de automóveis de placas com finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 possuem prazos terminando neste mês. Proprietários de veículos com placas de finais 7 e 8 podem quitar o imposto em cota única com 8% de desconto até os dias 27 e 28/06, respectivamente. Outra opção é pagar a primeira das cinco cotas do IPVA sem desconto. Já os donos de automóveis com placas 5 e 6 que dividiram o encargo em cinco vezes precisam quitar a segunda cota até 27 e 28 de junho, respectivamente. Vence também neste mês a terceira cota para os proprietários de veículos com placas de final 3 e 4, e a quarta parcela para automóveis de placas 1 e 2. As datas são 27, para placas de finais 1 e 3, e 28 de junho, para placas 2 e 4. A opção vale para os contribuintes que parcelaram o imposto, informou a Sefaz estadual. Caso opte pelo pagamento em cota única com o desconto de 8%, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. O pagamento também pode ser feito pelos canais do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob. Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo), ou 71 3319-2501(ligações de celular ou de telefone fixo).

A Seleção Brasileira empatou em 1 a 1 o amistoso com os Estados Unidos disputado na noite desta quarta-feira (12), no Camping World Stadium, em Orlando, na Florida, em jogo preparatório para a Copa América. Camisa 10 da Seleção Brasileira, Rodrygo marcou o único gol do Brasil no jogo aos 16 minutos da primeira etapa. O atacante do Real Madrid criou as principais chances da equipe enquanto esteve em campo e chegou ao sexto gol em 23 jogos pela Seleção. Pulisic, de falta, empatou a partida para os norte-americanos aos 25 minutos da primeira etapa. Agora, o time de Dorival Júnior foca as atenções na maior competição de seleções do continente. O time verde amarelo estreia no dia 24 de junho contra a Costa Rica, às 22h, em Los Angeles, fechando a primeira rodada do grupo D.

Um pai foi preso acusado de abuso sexual contra a própria filha, internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital após ter uma parada cardiorrespiratória que gerou sequelas (ela precisou ser submetida a uma traqueostomia, quando uma abertura na traqueia é feita para a passagem doa ar). As informações são do G1. O caso aconteceu em São Paulo. O advogado do acusado diz que ele nega veementemente as acusações. Imagens feitas por funcionários do hospital mostram o homem com a mão dentro do avental da vítima e em partes do corpo dela. Estupro de vulnerável foi o tema do Profissão Repórter desta terça-feira (11). Este tipo de crime se aplica a situações em que a vítima é uma criança ou adolescente com menos de 14 anos ou sem discernimento no momento do ato — quando não consegue se defender. Foram mais de 56 mil denúncias por ano, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. São 153 casos por dia e seis a cada hora. Os vídeos foram gravados durante uma madrugada de maio pela equipe de enfermagem do hospital, que começou a desconfiar que estivesse acontecendo algo estranho com a paciente. A vítima tem 17 anos. Delegada da seccional de onde o caso foi investigado, Kelly Cristina Sacchetto disse que o abuso foi constatado através do exame de corpo de delito. “Tivemos a constatação realmente através do exame de corpo de delito, onde realmente se constatou o abuso sexual, as lesões provenientes desse abuso que esse pai cometia”, disse Kelly Cristina Sacchetto, delegada seccional – São Bernardo do Campo. O rosto do homem foi borrado na reportagem porque, como ele é pai da vítima, sua identificação poderia, também, revelar a identidade da jovem.

O empresário Ailton Porto Viana, mais conhecido como Tebé, de Livramento de Nossa Senhora, está ganhando destaque no cenário político local. Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Tebé é considerado um nome forte na política livramentense e tem gerado grande aceitação entre a população. A oposição confirmou o nome de Tebé como pré-candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo médico Paulo Azevedo, também pré-candidato a prefeito nas próximas eleições municipais. A composição da chapa com Tebé como vice foi bem recebida pela comunidade e pelo grupo de oposição. Atualmente, o PSDB é uma força política da oposição em Livramento de Nossa Senhora, com quatro dos seis vereadores oposicionistas sendo filiados ao partido. Essa representatividade fortalece a pré-candidatura de Tebé, que é visto como um administrador de sucesso capaz de contribuir significativamente para a campanha e gestão futura. O crescimento da popularidade de Tebé e o apoio que tem recebido indicam uma forte consolidação de sua figura no contexto político local. A aliança com Dr. Paulo Azevedo promete ser um dos principais pontos de interesse na disputa eleitoral deste ano.

Na madrugada desta quarta-feira (12), a Polícia Militar foi informada da ocorrência de um estupro no bairro Coqueiro em Tanque Novo. Segundo a vítima, uma mulher de 48 anos, um indivíduo lhe seguiu durante seu trajeto a pé de casa para o trabalho, até que, em determinado momento, a agarrou e forçou a ter relação sexual. A guarnição conduziu a vítima para o hospital e, munida de informações sobre as características do autor, empreendeu diligências com a finalidade de encontrá-lo. Durante a manhã o autor, um homem de 35 anos, foi localizado com o apoio da Polícia Civil. Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil da cidade e reconhecido pela vítima.

A Polícia Civil da Bahia interrompeu, na segunda-feira (10), um esquema de estelionato que lesou pelo menos nove pessoas em Itamaraju, no extremo sul. A suspeita, uma mulher de 24 anos, ludibriava pessoas em situação de vulnerabilidade social e, com a posse de seus dados, adquiria empréstimos no nome das vítimas. Ela teve o mandado de prisão preventiva cumprido no bairro Novo Prado, naquele município. De acordo com as investigações, a mulher abordava as pessoas oferecendo cadastro para os programas Minha Casa, Minha Vida e Siga Antenado. Sob o pretexto de coletar dados para financiamento de imóveis ou a troca de parabólicas por receptores digitais, ela obtinha as informações necessárias para pedir crédito em instituições financeiras.  O titular da Delegacia Territorial de Itamaraju, Gilmar Meireles Prates, explicou o modus operandi do golpe. “A investigada solicitava documentos pessoais, bem como comprovantes de residência e até mesmo solicitava selfie das vítimas, sabendo que estas fotos eram exigidas para solicitação de cartões de créditos de bancos digitais”, declarou.  “Ela, então, realizava o empréstimo, sendo que os valores, normalmente de R$ 15 mil a R$ 18 mil, eram debitados mensalmente nas contas de energia, em parcelas de aproximadamente R$ 200. As investigações apontaram que cerca de R$ 30 mil já foram descontados das contas das vítimas”, acrescentou o delegado.  Nove vítimas do golpe já foram ouvidas pela Polícia Civil, que orienta outras pessoas eventualmente lesadas a registrarem ocorrência. A suspeita confessou os crimes e alegou tê-los cometido para pagar dívidas com agiotas.  Durante o cumprimento do mandado, cartões de crédito, boletos de energia e água, notas promissórias, máquinas de cartão e celulares foram apreendidos. A mulher já foi encaminhada para Teixeira de Freitas, onde está à disposição do Poder Judiciário.

A partir de hoje, 12 de junho, ao meio-dia, os fãs de Roberto Carlos poderão adquirir ingressos para o show da turnê “Eu ofereço flores” em Vitória da Conquista. As vendas serão realizadas tanto pela internet quanto em pontos de venda físicos distribuídos pela cidade. O show, que promete ser uma das principais atrações culturais da cidade, está marcado para o dia 18 de julho, uma quinta-feira, no Estádio Municipal Lomanto Júnior, popularmente conhecido como Lomantão. A apresentação começará às 21h, com abertura dos portões prevista para as 18h. s ingressos estarão disponíveis em diversos pontos de venda físicos em Vitória da Conquista. Entre eles, estão a Central de Ingressos Panvicon, localizada na Av. Lauro de Freitas, a Loja Taco na Av. Olivia Flores, a Central de Ingressos no Shopping Conquista Sul, a Banca Central VCA na Pça Barão do Rio Branco, e o Point do Ingresso na Praça Caxeiros Viajantes. Os horários de funcionamento variam, mas geralmente as vendas ocorrem de segunda a sábado, com algumas lojas também funcionando aos domingos. Os ingressos variam de preço conforme o setor escolhido. No Setor Azul, os valores são R$ 760,00 (inteira), R$ 380,00 (meia) e R$ 450,00 (solidário). No Setor Amarelo, os preços são R$ 560,00 (inteira), R$ 280,00 (meia) e R$ 350,00 (solidário). No Setor Verde, os ingressos custam R$ 360,00 (inteira), R$ 180,00 (meia) e R$ 250,00 (solidário). Para a Arquibancada, os preços são mais acessíveis, com R$ 160,00 (inteira), R$ 80,00 (meia) e R$ 100,00 (solidário). Estudantes, professores, idosos e pessoas com deficiência têm direito à meia-entrada, mediante a apresentação de documentos comprobatórios na entrada do evento. É importante lembrar que a meia-entrada é garantida por lei e visa promover a acessibilidade cultural para diferentes grupos da sociedade. Além dos pontos de venda físicos, os ingressos também poderão ser adquiridos pela internet através do site Bilheteria Virtual. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail contato@bilheteriavirtual.com ou visitar o site oficial de Roberto Carlos. O show em Vitória da Conquista faz parte da turnê “Eu ofereço flores”, que vem emocionando o público por onde passa. Não perca a oportunidade de assistir a um dos maiores ícones da música brasileira ao vivo!

A Seleção Brasileira entra em campo, para mais um amistoso, dessa vez contra os Estados Unidos. O jogo será nesta quarta-feira (12), às 20h, na cidade de Orlando. A partida é o último teste da seleção antes da Copa América, que começa no próximo dia 20, também nos Estados Unidos. Na estreia o Brasil encara a Costa Rica, no dia 24 de junho, em Los Angeles. Em março, os Estados Unidos sagraram-se campeões da Liga das Nações da CONCACAF ao derrotar o México pelo placar de 2 a 0. Mas os americanos chegam para o amistoso com uma goleada de 5 a 1 aplicada pela Colômbia. Já a equipe comandada por Dorival Júnior vem de uma vitória sobre o México por 3 a 2 com um gol de Endrick. Com duas vitórias e um empate, Dorival segue invicto como treinador do Brasil.

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto foi empossado, nesta terça-feira (11), como vice-presidente nacional do União Brasil. Além de Neto, o advogado Antônio Rueda foi oficializado presidente da legenda. O ato aconteceu no Iate Clube de Brasília. Neto e Rueda foram eleitos durante convenção partidária realizada em 29 de fevereiro de forma unânime. O União Brasil conta hoje com uma bancada de 59 deputados federais e 7 senadores. Em seu discurso de posse, ACM Neto falou das metas do partido. “Nós pretendemos crescer muito o número de prefeitos em todo o país, com destaque especial para o desempenho que teremos nas capitais. E é claro que tudo isso será a base para organizar o União Brasil, que continuará conversando e dialogando com os seus aliados, pensando em 2026. Então, desde hoje estamos nos preparando, para que o partido tenha um grande desempenho nas eleições de deputados, senadores, governadores, e para exercer um papel de protagonismo na eleição presidencial”, ressaltou. Neto disse ainda que a sigla tem responsabilidade com o país. “A responsabilidade de criar pontes, a responsabilidade de ser um elo de construção de um diálogo mais amplo, mais plural, que não fique preso a um lado ou a outro”, pontuou.

Na última segunda-feira (10), um homem de 35 anos foi preso durante as comemorações dos 147 anos de emancipação política do município de Brumado. A prisão ocorreu na Praça Coronel Zeca Leite, onde estava sendo realizado o primeiro show musical do evento. De acordo com o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o homem, cuja identidade não foi revelada, tinha um mandado de prisão em aberto por não pagamento de pensão alimentícia. O mandado foi expedido pela Vara Cível de Brumado. A localização do indivíduo foi possível graças ao trabalho do Setor de Inteligência do 24º BPM, que o identificou entre os presentes no evento. Após a prisão, o homem foi encaminhado à Delegacia Territorial de Brumado, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis.

No último domingo (09), durante a Final da Copa do Nordeste contra o Fortaleza, o jogador João Neto, uma das grandes promessas do futebol de Livramento de Nossa Senhora, exibiu a frase “A Deus, toda honra e toda glória” ao erguer sua camisa 35 do CRB no Estádio Rei Pelé, em Maceió, Alagoas. Apesar do Clube de Regatas Brasil (CRB) ter sido derrotado pelo Fortaleza nos pênaltis, João Neto brilhou em campo, marcando três gols na partida. Entrando no segundo tempo, Neto rapidamente se tornou uma figura central no jogo ao balançar as redes do Fortaleza. Demonstrando habilidade e precisão, ele converteu um pênalti com firmeza, completando seu hat-trick e renovando as esperanças dos torcedores do CRB. No entanto, a equipe acabou perdendo nas penalidades por 5 x 4. Mesmo com a derrota do CRB, João Neto mostrou a qualidade do seu futebol e se destacou como um atacante promissor. Aos 20 anos, ele está emprestado pelo Fluminense ao CRB e tem se destacado nos campos de futebol. Sua jornada começou em um campo de terra batida em Livramento de Nossa Senhora, sob a orientação do saudoso professor Adão, que foi crucial em seu desenvolvimento inicial. Desde a infância, João Neto já demonstrava um talento excepcional, e sua evolução no futebol vem confirmando as expectativas. Além de suas atuações no CRB, ele já passou pela categoria sub-17 da Seleção Brasileira, tornando-se uma inspiração e orgulho para sua cidade natal.

Uma mulher de 34 anos foi admitida no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, no último sábado (8), com queixas de dores abdominais. Segundo informações do site Acorda Cidade, a paciente informou à equipe médica que havia inserido maconha em seu canal vaginal. Conforme relatado, uma pequena quantidade da droga foi descartada no setor ambulatorial devido ao estado de deterioração, enquanto o restante foi removido durante procedimento cirúrgico no Centro Cirúrgico do hospital. A mulher alegou ser usuária de drogas e afirmou ter introduzido a maconha após comprar o entorpecente de outra mulher, nas proximidades do Terminal Rodoviário de Feira de Santana. Ela tomou essa decisão ao avistar a presença de policiais militares, temendo ser abordada. Uma equipe da Delegacia de Repressão à Furtos e Roubos (DRFR) esteve no hospital e recolheu o restante da maconha. Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde da paciente.

Após o governo Lula anunciar na segunda-feira (10), como investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a implantação de mais um campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) no município de Jequié, a universidade se pronunciou. Em uma nota, a instituição informou que não foi consultada sobre o assunto.

“Sobre o assunto, a posição da UFBA ainda reflete o pensamento das quatro universidades federais baianas, expresso em outubro de 2023, em ofício encaminhado à Bancada da Bahia na Câmara dos Deputados”, diz a nota. A instituição cita ainda o mesmo documento para afirmar que “reconhece a necessidade de expansão do ensino superior no estado”, mas acredita que “apenas após sanados os problemas de infraestrutura e de pessoal das instituições, será possível debater a possibilidade de criação de novos campi universitários e novas universidades no estado”. Ainda segundo a universidade, este posicionamento já foi também comunicado à diretoria da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e à Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC). O reitor da Ufba, Paulo Miguez, esteve presente na reunião convocada pelo presidente Lula (PT) na última segunda-feira. Na ocasião foram anunciados os investimentos de R$ 5,5 bilhões às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e um aporte adicional de R$ 279 milhões em verbas de custeio para as universidades. Sobre o investimento, a universida se pronunciou afirmando que, “ainda que esses valores não atendam às necessidades orçamentárias das instituições em 2024, a Ufba considera que essas iniciativas marcam um passo significativo para a sobrevivência e recuperação das IFES.”

A advogada e professora Luciana Silva protocolizou na última quarta-feira (05/06) sua renúncia à presidência da Subseção da OAB de Vitória da Conquista. Eleita em 24 de novembro de 2021 e empossada em 11 de janeiro de 2022, Luciana foi a primeira mulher a presidir a OAB de Vitória da Conquista e tinha mandato até 31 de dezembro deste ano. Luciana Silva fez uma gestão orientada para a defesa das prerrogativas profissionais da advocacia e do Estado democrático de direito e para a luta pela melhoria do Judiciário. De acordo com as normas da OAB, o substituto de Luciana será eleito pelo Conselho Pleno da OAB da Bahia, para concluir o mandato até 31 de dezembro deste ano. A diretoria da Subseção conta ainda com Frederico Silveira como vice-presidente, Fagner de Oliveira como secretário-geral, Wendel Santos como secretário-geral adjunto e Daniella Miranda como diretora tesoureira. Além de Vitória da Conquista, a Subseção abrange as cidades de Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Piripá, Planalto, Poções e Tremedal.

A Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa aprovou, com 6 votos contra 5,  nesta terça-feira (11), um requerimento que solicita a investigação sobre a falta de medicamentos na UPA, no hospital municipal e na maternidade da cidade. Além disso, o documento também pede esclarecimentos sobre a ausência de médicos nas unidades de saúde. A investigação buscará apurar as causas e responsabilidades pelas deficiências no atendimento de saúde e propor soluções para melhorar os serviços prestados à população de Bom Jesus da Lapa. A falta de medicamentos e profissionais de saúde tem sido uma queixa constante entre os moradores, e a expectativa é que a apuração traga respostas e medidas concretas para resolver os problemas. O requerimento foi aprovado com votos favoráveis dos vereadores Davi (PT), Gedson (PSD), Léo de Lio (PSD), Dr. Ernesto (MDB), Coriolano (UB) e Zenilton (PP). A decisão representa um revés para a administração do prefeito Fábio Nunes, que vem enfrentando críticas recorrentes pela gestão da saúde pública no município.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.