Últimas notícias.

Uma iniciativa inovadora está sendo implantada no Colégio Estadual Carlos Souto (CECS), localizado em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O projeto denominado Litoteca Intercultural, idealizado pelas professoras de Biologia, Dilcinéia Anjos, e de Química, Naiara Ramos, tem como objetivo aproximar o conhecimento da pesquisa acadêmica com a vivência ancestral dos povos tradicionais da região. O lançamento do projeto ocorreu no início de março na própria escola, onde será implantado dentro da biblioteca. A Litoteca consistirá na exposição de materiais como amostras de diferentes tipos de solos, pedras, argilas e minerais. A iniciativa é possível graças à parceria estabelecida com o Instituto de Geologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ao apoio das lideranças quilombolas e indígenas do Território de Identidade da Chapada Diamantina. O projeto visa promover uma conexão entre os saberes geológicos e culturais da região, proporcionando uma oportunidade única de aprendizagem para os 520 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do CECS. A Litoteca complementa a linha sustentável da escola, onde os alunos já abraçam os princípios da permacultura, como a criação de horta orgânica, captação de água de chuva e viveiros de mudas nativas. A iniciativa é vista como uma forma de fortalecer o saber científico, promover o respeito pela diversidade cultural e valorizar os saberes tradicionais dos povos indígenas e quilombolas da região. As atividades do projeto incluirão a realização de aulas de campo, que serão acompanhadas por representantes do Instituto de Geologia da UFBA e das comunidades tradicionais, enriquecendo ainda mais a experiência dos estudantes. A professora Dilcinéia Anjos destaca que a colaboração das comunidades indígenas e quilombolas será fundamental para aprimorar o entendimento do espaço e dos territórios locais. O lançamento da Litoteca Intercultural representa um marco na rede estadual de ensino, oferecendo uma oportunidade única para os alunos compreenderem o ensino da Geologia em um contexto intercultural.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.