O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do promotor de Justiça Alex Bacelar, ajuizou ação civil pública contra o Município de Guanambi para que a Justiça determine a recuperação do Riacho Belém, com a imediata interrupção de lançamentos de efluentes domésticos no riacho. Além disso, o Município, em conjunto com a concessionária dos serviços de água e esgoto, deve identificar os pontos de lançamento ao longo do riacho, bem como os responsáveis e notificá-los para que realizem ligação à rede coletora de esgotos; e apresente, no prazo de 60 dias, projeto urbanístico para a criação de um espaço público envolvendo a Área de Preservação Permanente (APP) do Riacho Belém, a lagoa e sua APP, com a regeneração destas áreas e a inclusão de equipamentos de lazer na sua periferia. Segundo o promotor de Justiça Alex Bacelar, ficou constatada a degradação ambiental ao longo dos últimos dez anos, em área de preservação permanente situada no entorno do Riacho Belém, especialmente devido ao lançamento de efluentes domésticos na calha do riacho. “Foi identificado o despejo direto de efluentes domésticos, agravando apoluição hídrica e a degradação ambiental, em evidente descumprimento à legislação ambiental”, destacou o promotor de Justiça. Ele complementou que o MP oficiou o Município solicitando providências com base em parecer da Central de Apoio Técnico do MP (Ceat). “Em resposta, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que solicitou à Empresa Baiana de Saneamento e Água (Embasa) informações sobre possíveis lançamentos de esgoto no Riacho Belém, pois, em vistoria no trecho entre o Parque da Cidade e a Avenida Deolinda Martins, não teria sido possível identificar pontos de lançamento, apesar das evidências visuais”, ressaltou o promotor de Justiça.
O número de escorpiões encontrados dentro de residências em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, tem gerado preocupação entre os moradores. A situação foi destaque em uma reportagem do programa Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste, que apontou o antigo aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo como um dos focos do problema. O local, atualmente abandonado, virou depósito de lixo, favorecendo a proliferação dos animais. Segundo o Serviço de Controle de Zoonoses, já foram registrados 830 acidentes envolvendo escorpiões neste ano, com um aumento de 18% nas últimas semanas. Os bairros mais afetados incluem Patagônia, Zabelê e Brasil. “Na semana passada, encontrei cinco escorpiões no mesmo dia. Aqui tem criança pequena e idosos. Estamos muito preocupados”, relatou Dona Iara, moradora entrevistada pela reportagem. Especialistas explicam que o clima quente e úmido da região, aliado ao abandono de terrenos e descarte irregular de lixo, cria condições ideais para a reprodução dos escorpiões. As autoridades orientam os moradores a tomarem medidas preventivas, como vedar frestas em portas e janelas, tapar buracos nas paredes e inspecionar roupas e calçados antes do uso. Em caso de picada, é essencial buscar atendimento médico imediato na UPA ou em outra unidade de saúde.
Na noite desta quarta-feira (5), um motociclista ficou ferido após colidir na traseira de uma caminhonete Fiat Strada, na Avenida Governador Nilo Coelho, próximo à Lagoa de João Amaral, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. O acidente foi registrado por volta das 19h37. De acordo com informações da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRan), o homem conduzia uma motocicleta Honda CG 125, ambas licenciadas em Guanambi. Após o impacto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou atendimento à vítima, que sofreu ferimentos nos braços e pernas. Ele foi encaminhado ao Hospital Geral de Guanambi (HGG) para a realização de exames de imagem. A motocicleta foi removida para o pátio da SMTRan devido ao licenciamento atrasado, enquanto a caminhonete foi liberada no local. Ambos os condutores possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Na manhã desta sexta-feira (6), a "Operação Mandado de Morte" foi deflagrada para investigar cinco policiais militares suspeitos de envolvimento em homicídios, fraude processual e possível participação em um grupo de extermínio. A ação, coordenada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), cumpriu oito mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Cipó, Crisópolis, Paripiranga, Rio Real, Ribeira do Pombal e Serrinha, além de Simão Dias, em Sergipe. As investigações apontam que três dos policiais são suspeitos das mortes de Breno Murilo da Cruz Dantas e Ítalo Mendes da Silva, ocorridas em setembro de 2021, no município de Nova Soure. Segundo o MP-BA, os agentes alegaram estar cumprindo um mandado de prisão contra Breno Dantas quando os homicídios ocorreram. Inicialmente registrados como confronto e resistência à intervenção policial, os fatos foram posteriormente investigados como possíveis execuções sumárias. Há indícios de que a cena do crime foi alterada para simular um confronto armado. Outros dois policiais são investigados por participação em diversas mortes na região em circunstâncias semelhantes. Durante a operação, foram realizadas buscas em residências e unidades da Polícia Militar, como o 16º Batalhão da PM em Serrinha, a 6ª CIPM de Rio Real e a 21ª CIPM de Cipó. Entre os itens apreendidos estão armas, munições, simulacros, celulares e materiais eletrônicos. A operação foi conduzida pelos grupos Geosp (Atuação Especial Operacional de Segurança Pública) e Gaeco (Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais) do MP-BA, com apoio da Força Correcional Especial Integrada (Force) e da Corregedoria da Polícia Militar da Bahia. As investigações continuam para esclarecer o envolvimento dos policiais nos crimes e apurar a possível existência de outros agentes ligados ao suposto grupo de extermínio.
A Cultura Gospel pode ser reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Estado da Bahia. A proposta está no Projeto de Lei (PL) 25617/2024, apresentado pelo deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta quarta-feira (4). O texto abrange as manifestações artísticas, tradições, valores, crenças e expressões culturais da comunidade gospel, destacando sua relevância para a identidade e diversidade religiosa do estado. De acordo com o projeto, o Poder Público, em parceria com entidades representativas, será responsável por promover a preservação e valorização desse patrimônio caso a proposta seja aprovada. O texto agora segue para análise nas comissões de Constituição e Justiça; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; Serviço Público; e Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle. "O objetivo é reconhecer a importância da Cultura Gospel para a formação cultural do estado. A música gospel, em especial, tem influência local, nacional e internacional, com artistas que contribuem significativamente para a produção musical brasileira", afirmou o deputado Jurailton Santos. A iniciativa surge um mês após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a lei que institui o Dia Nacional da Música Gospel, celebrado anualmente em 9 de junho. A data homenageia a missionária sueca Frida Vingren (1891-1940), pioneira na criação de hinos religiosos no Brasil. O reconhecimento busca valorizar o gênero musical como parte importante da religiosidade e manifestação cultural brasileira.
Na manhã da última quinta-feira (5), um homem foi preso durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão no povoado do Núcleo 1, na Agrovila 23, zona rural de Carinhanha, no sudoeste da Bahia. A ação foi realizada por agentes da Delegacia Territorial do município. No local, os policiais apreenderam três armas de fogo, incluindo duas espingardas artesanais e uma espingarda calibre 28 cartucheira. Além disso, foram encontrados 10 cartuchos calibre 28, cinco cartuchos calibre 28 de metal carregados, três cartuchos de metal calibre 28 deflagrados e um pacote de chumbo. Segundo a Polícia Civil, o homem já respondia por violência doméstica após ameaçar sua ex-companheira com uma arma de fogo. A vítima havia solicitado Medidas Protetivas de Urgência, o que motivou o cumprimento dos mandados. Todo o material apreendido, bem como o acusado, foi apresentado à Autoridade Competente para a adoção das medidas legais cabíveis. O caso segue sob investigação.
Na tarde da última quarta-feira (4), policiais da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam um homem foragido da justiça na cidade de Aracatu, no sudoeste da Bahia. A prisão ocorreu após o setor de inteligência da unidade identificar a existência de um mandado de prisão em aberto contra o suspeito. Com as informações sobre o endereço do indivíduo, a guarnição se deslocou até o local indicado e localizou o homem. Ele foi informado sobre o mandado de prisão e, em seguida, conduzido à Delegacia Territorial de Brumado, onde as medidas legais cabíveis foram adotadas pela autoridade policial. A ação reforça o trabalho da 79ª CIPM no cumprimento de mandados judiciais e na garantia da segurança pública na região.
Transeuntes que circulam pela Rua José Maria Tanajura, no centro de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, têm relatado ataques frequentes de cães nas proximidades do Colégio João Vilas Boas (antigo Polivalente), no últimos dias. Pelo menos três pessoas foram mordidas nesta semana, gerando preocupação entre os pedestres e motoristas que passam pela área. De acordo com um relato, uma pessoa foi mordida na segunda-feira (2), e na quarta-feira (4) outros dois ataques foram registrados à noite. “Na segunda, fui mordida, e ontem à noite eles atacaram uma colega e um rapaz. Está um horror”, disse uma vítima. Outro transeunte relatou quase ter sofrido um acidente ao ser surpreendido por um grupo de cães enquanto pilotava uma moto: “Tive que acelerar para escapar, mas desequilibrei e quase caí”. A situação tem causado apreensão entre aqueles que transitam pela região, especialmente durante a noite. Os moradores pedem providências para evitar novos incidentes e garantir a segurança de quem passa pelo local.
Uma mulher de 39 anos foi indiciada nesta quinta-feira (5) pelos crimes de exercício ilegal da medicina, lesão corporal grave por duas vezes e falsa identidade, após realizar um procedimento estético denominado "lipo de papada" em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu no dia 10 de outubro e está sendo investigado pela 1ª Delegacia Territorial do município. De acordo com as investigações, a biomédica realizou o procedimento em um consultório particular na Avenida Otávio Santos, no bairro Recreio. Laudos periciais emitidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e relatórios médicos confirmaram que a prática causou à vítima incapacidade para suas ocupações habituais por mais de 30 dias, além de risco de morte. Durante o procedimento, foi feito um corte incisivo na região submentoniana (papada), causando sangramento ativo – um procedimento exclusivo para médicos habilitados. A vítima acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no momento do ocorrido. A Polícia Civil requisitou as gravações da chamada e constatou que a biomédica se apresentou como dentista para a atendente do Samu, além de médicos e enfermeiros no pronto-socorro do hospital. Durante o interrogatório, a acusada permaneceu em silêncio. A soma das penas pelos crimes pode chegar a até 13 anos de prisão. No entanto, ela responderá ao processo em liberdade. O delegado responsável pelo caso, Jackson Silva, segue conduzindo as investigações. O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informou que denúncias contra profissionais não habilitados têm sido recorrentes e reforçou a importância de verificar a qualificação dos profissionais antes de realizar qualquer procedimento médico ou estético.
Na manhã desta quinta-feira (5), por volta das 10h30, policiais do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram uma operação no bairro Urbis 2, em Brumado, no sudoeste da Bahia, após receberem denúncias de moradores sobre movimentação suspeita relacionada ao tráfico de drogas em uma residência. Durante a ação, os policiais avistaram um homem saindo da casa denunciada. Ao realizarem a abordagem e busca pessoal, encontraram quatro cigarros de maconha na carteira do suspeito. Questionado sobre a existência de mais entorpecentes, o homem confirmou que havia outras drogas no imóvel. Na busca realizada na residência, foram encontrados um tablete de maconha na garagem e mais entorpecentes no móvel da sala. O suspeito foi detido e, juntamente com o material apreendido, encaminhado à Delegacia de Polícia Civil (DEPOL) para as providências legais cabíveis.
Na manhã desta quinta-feira (5), por volta das 10h30, a equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) foi acionada para atender a uma ocorrência de furto em um supermercado localizado na Avenida Dr. Nelson Leal, no centro de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. No local, o gerente do estabelecimento apresentou imagens de segurança que identificaram o autor do crime, já conhecido por práticas semelhantes na região central da cidade. Com base nas informações, os policiais localizaram o suspeito em sua residência. Durante a abordagem, ele confessou o furto. O suspeito foi conduzido, juntamente com os materiais e informações do caso, à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis.
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) recomendaram, nesta quinta-feira (5), a aprovação com ressalvas das contas da Prefeitura de Abaíra, na Chapada Diamantina, referentes ao exercício de 2023. A gestão é comandada por Edval Luz Silva (União Brasil). Entre as ressalvas apontadas estão a indisponibilidade financeira para pagamento de despesas de curto prazo, baixa arrecadação da dívida ativa e a existência de um déficit orçamentário. De acordo com o relatório, a receita arrecadada pelo município em 2023 foi de R$ 32.237.641,59, enquanto as despesas executadas somaram R$ 35.111.367,37, resultando em um déficit orçamentário de R$ 2.873.725,78. Apesar disso, a administração cumpriu as obrigações constitucionais e legais, destinando 30,70% dos recursos para a manutenção e desenvolvimento do ensino (acima do mínimo exigido de 25%), aplicando 108,97% dos recursos do Fundeb no pagamento de profissionais do magistério (o mínimo é 70%) e investindo 18,32% em ações e serviços de saúde (o mínimo é 15%). Entretanto, o relatório destacou que a despesa total com pessoal representou 57,88% da Receita Corrente Líquida, ultrapassando o limite de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Por conta das irregularidades apontadas, os conselheiros imputaram ao gestor uma multa no valor de R$ 1 mil. Cabe recurso da decisão.
Na noite da última quarta-feira (4), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 5,45 kg de drogas durante uma fiscalização no km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A ação ocorreu em um ônibus interestadual que fazia o trajeto de São Paulo/SP para Buíque/PE. Com o auxílio de cães farejadores, os agentes identificaram uma bagagem suspeita no compartimento do veículo. Dentro dela, foram encontrados 1 kg de substância análoga à cocaína em tablete, 2,1 kg de crack e 2,35 kg de cocaína embalados em mais de 4.400 papelotes prontos para comercialização. A passageira responsável pela bagagem foi detida e encaminhada, junto com os entorpecentes apreendidos, à Delegacia da Polícia Civil em Vitória da Conquista para adoção das medidas legais cabíveis. A PRF segue intensificando as fiscalizações na região como parte do combate ao tráfico de drogas e outros crimes.
Na cidade de Ibipitanga, na região sudoeste da Bahia, um homem foi preso acusado de abusar sexualmente de uma criança de 9 anos. A denúncia foi recebida pela Polícia Militar na terça-feira (3), e o caso ocorreu na comunidade rural de Gavião. Segundo o Major Fabrício Gomes, comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a guarnição foi acionada e, ao chegar ao local, uma vizinha confirmou que o suspeito havia cometido o crime e filmado o ato. Acompanhados pelo Conselho Tutelar, os policiais conduziram o acusado à delegacia para adoção das medidas legais. A criança foi submetida a exame de corpo de delito, que comprovou o abuso. “Foi confirmado, e as providências estão sendo adotadas pelo delegado Jackson, que está à frente do caso”, informou o Major Fabrício Gomes. O caso segue sob investigação da Polícia Civil para apurar todos os detalhes do crime e garantir a proteção da vítima.
Na tarde da última quarta-feira (4), por volta das 13h, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prendeu um indivíduo suspeito de tráfico de drogas no município de Cândido Sales, sudoeste da Bahia. A abordagem ocorreu após a guarnição ser informada por um transeunte sobre uma situação suspeita envolvendo a entrega de uma sacola entre o condutor de um automóvel e o de uma motocicleta. Durante rondas, os policiais localizaram uma motocicleta com as características descritas e realizaram a abordagem. Em posse do suspeito, foram encontrados: 66 trouxas de maconha; 21 pedras de crack; 6 pinos de crack. O indivíduo foi detido e, juntamente com o material apreendido, encaminhado à delegacia local para adoção das medidas cabíveis. A ação reforça o compromisso da 80ª CIPM no combate ao tráfico de drogas na região.