Por: Redação / Blog Sudoeste | ter, 12/05/2026 - 10:00
Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, registrou 26 notificações suspeitas de dengue e três casos confirmados entre os dias 3 e 9 de maio, período correspondente à 18ª Semana Epidemiológica. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, não houve registro de hospitalizações ou óbitos decorrentes de arboviroses na última semana.
No acumulado de 2026, a cidade contabiliza 650 notificações de dengue, sendo que 508 são tratadas como casos prováveis. Até o momento, 20 casos foram confirmados, enquanto 284 seguem em investigação. Sobre a chikungunya, o município soma 52 notificações, com 49 casos prováveis ainda sob análise. O vírus zika registra apenas um caso confirmado no ano. Os bairros Jatobá, Lagoa das Flores I e Patagônia concentram o maior número de registros recentes.
A Secretaria de Saúde reforça que as ações de combate ao Aedes aegypti continuam com o monitoramento de focos e orientações à população. O órgão destaca a importância de eliminar depósitos de água parada e manter caixas d’água vedadas. Além dos cuidados domésticos, a vacinação contra a dengue segue disponível em todas as unidades de saúde para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
Em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo ou manchas vermelhas, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima. Para denúncias ou informações sobre o combate ao mosquito, a população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Endemias pelo telefone (77) 3229-3151.
Por: Redação / Blog Sudoeste | ter, 12/05/2026 - 00:00
Seis cidades baianas estão em situação de epidemia de dengue, segundo dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta segunda-feira (11). Os municípios que apresentam transmissão acima do esperado são Alagoinhas, Campo Alegre de Lourdes, Maraú, Remanso, Santa Maria da Vitória e Uauá. Além destes, outras nove cidades estão em situação de risco e 49 permanecem em alerta.
Apesar dos focos, o estado apresenta uma redução de 41% no número de casos prováveis de dengue em comparação ao mesmo período de 2025. Até esta segunda-feira (11), foram notificados 10.162 casos e quatro óbitos em toda a Bahia, enquanto no ano anterior o registro somava 17.236 casos e cinco mortes.
Entre as cidades em epidemia, Alagoinhas decretou situação de emergência em saúde pública no dia 4 de maio. Entre janeiro e o final de abril, o município registrou 1.374 casos suspeitos de arboviroses, com 65 confirmações de dengue, 129 de chikungunya e quatro de zika. Os bairros com maior incidência na cidade são Jardim Petrolar, Centro e Teresópolis.
A prefeitura de Alagoinhas intensificou as visitas domiciliares e solicitou ao governo estadual o envio de carros fumacê para áreas com maior índice de infestação, como o Parque da Jaqueira. O decreto municipal, com validade de 30 dias, autoriza a limpeza de terrenos baldios, contratação de serviços emergenciais e campanhas educativas. A orientação das autoridades é que a população verifique possíveis focos de água parada e busque unidades de saúde ao apresentar sintomas como febre alta e dores articulares.