Por: Redação / Blog Sudoeste | seg, 15/06/2026 - 08:00
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em posição favorável em todas as simulações de segundo turno para a eleição de 2026, segundo pesquisa Nexus/BTG divulgada nesta segunda-feira (15). O levantamento, que testou o desempenho do atual chefe do Executivo contra quatro nomes da oposição, mostra que o petista mantém vantagem numérica em todos os cenários apresentados.
O melhor desempenho dos adversários foi registrado pelo senador Flávio Bolsonaro, que aparece com 43% das intenções de voto contra 49% de Lula. Nos outros confrontos, o presidente supera o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, por 49% a 39%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, por 48% a 39%; e Renan Santos, por 49% a 36%.
Apesar da vantagem, o cenário eleitoral ainda é considerado inicial, com partidos e grupos políticos em fase de articulação para consolidar alianças. Especialistas ressaltam que os números atuais refletem o contexto político e econômico presente, e que a definição oficial das candidaturas, que ocorre apenas no próximo ano, pode alterar a dinâmica da disputa nacional.
A pesquisa ouviu 2.017 pessoas entre os dias 12 e 14 de junho em todo o país. O levantamento possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06645/2026.
Por: Redação / Blog Sudoeste | dom, 24/05/2026 - 09:00
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar, afirmou neste domingo (24) ter conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a manutenção da indicação do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o senador, que participou da articulação do nome de Messias no Senado, o presidente sinalizou a intenção de manter a indicação mesmo após a rejeição ocorrida no dia 29 de março. Em relato à coluna de Milena Teixeira, do portal Metrópoles, Otto destacou que a decisão de Lula também passa por um gesto de solidariedade ao ministro diante do cenário anterior.
Apesar da sinalização, não há uma definição sobre o cronograma para que o governo formalize uma nova indicação ao STF. O movimento é acompanhado de perto pelo setor político, uma vez que a composição da Corte é um dos temas de maior relevância para o equilíbrio entre os Poderes.
Por: Redação/Blog Sudoeste | sáb, 28/03/2026 - 00:00
O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta na manhã desta sexta-feira (27) do Hospital DF Star, em Brasília, onde estava internado desde o dia 13 de março para tratar uma pneumonia. Ele seguiu para sua residência em um condomínio no Lago Sul, região nobre da capital federal, onde cumprirá prisão domiciliar temporária autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
A alta foi confirmada em boletim médico assinado pelo cirurgião Cláudio Birolini e pelos cardiologistas Leandro Echenique e Brasil Caiado. A internação ocorreu após Bolsonaro passar mal no 9° Batalhão da Polícia Militar, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, com febre alta, queda de saturação de oxigênio, sudorese e calafrios. Ele era atendido pelo Samu quando foi transferido ao hospital.
Na prisão domiciliar, com prazo inicial de 90 dias, Bolsonaro voltará a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. Agentes da Polícia Militar do Distrito Federal farão a segurança do imóvel. Após o período inicial, Moraes poderá solicitar nova perícia médica para decidir sobre a manutenção do benefício. Até a internação, o ex-presidente cumpria pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado e crimes relacionados.
Por: Redação/Blog Sudoeste | seg, 23/03/2026 - 12:00
A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta segunda-feira (23) a favor do pedido de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. O documento, assinado pelo procurador-geral Paulo Gonet, será analisado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do caso.
Na manifestação, a PGR argumenta que o estado de saúde de Bolsonaro justifica a flexibilização do regime. O órgão descreve que o ex-presidente desenvolveu pneumonia bacteriana secundária com piora clínica significativa, além de broncopneumonia aspirativa confirmada por tomografia e um quadro de injúria renal aguda, condições relacionadas a comorbidades anteriores ao encarceramento. A PGR concluiu que os cuidados necessários extrapolam as possibilidades do sistema prisional.
O primeiro pedido de prisão domiciliar, apresentado pela defesa em 11 de fevereiro, foi negado em decisão monocrática em 5 de março. Dias depois, Bolsonaro passou por mal-estar noturno e foi internado no Hospital DF Star, em Brasília, onde permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sem previsão de alta. O último boletim médico, divulgado no domingo (22), informou que ele segue estável, sem febre e sem intercorrências.
Por: Redação/Blog Sudoeste | seg, 23/03/2026 - 00:00
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), renunciou ao cargo neste domingo (22) para se dedicar à pré-campanha à Presidência da República. Com a saída, o vice-governador Mateus Simões (PSD) assumiu o Executivo estadual.
Simões foi empossado durante a manhã na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em discurso, afirmou que o estado pode contar com sua dedicação integral à gestão. Uma cerimônia no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, marcou a transferência simbólica do cargo. Simões já é apontado como possível candidato ao governo de Minas nas eleições de 2026.
Zema havia anunciado sua pré-candidatura à Presidência em agosto de 2025. O político declarou que pretende seguir como cabeça de chapa e negou articulações para alianças com o senador Flávio Bolsonaro (PL) ou com partidos da direita tradicional.