Um homem de 31 anos ficou ferido na tarde de domingo (17) após perder o controle da moto que pilotava na Ladeira do Cumbe, no distrito de Santa Luzia, em Caetité, sudoeste da Bahia. De acordo com a 94ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o motociclista, morador da comunidade, conduzia uma Honda CG 125 vermelha quando se desequilibrou em um trecho de descida e bateu a cabeça no meio-fio. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, prestou os primeiros socorros no local e encaminhou a vítima a uma unidade hospitalar da região. A Polícia Militar informou que não houve envolvimento de outros veículos e que as circunstâncias do acidente serão apuradas.
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) impediu, na sexta-feira (15), a entrada de 18 invólucros de maconha no Conjunto Penal de Brumado, sudoeste da Bahia. O material estava no estômago de um preso transferido da 22ª Coorpin, em Guanambi. Durante a triagem, o BodyScan indicou objetos na região intestinal. Confrontado, o custodiado admitiu ter engolido as porções antes do transporte. Segundo relato do interno, a droga foi comprada de uma mulher não identificada ainda na carceragem de Guanambi. Ele afirmou ser dependente químico e alegou que, por causa da fiscalização rígida em Brumado, engolir os pacotes seria a única forma de consumo. Após a confissão, o preso recebeu medicação no Posto de Saúde Prisional para expelir os invólucros, procedimento acompanhado por policiais penais. Todo o material foi recolhido e encaminhado, junto com o detento, à Delegacia Territorial de Brumado para as medidas legais.
O Supremo Tribuna Federal (STF) formou maioria para reafirmar o direito de negar transfusões de sangue por motivos religiosos, rejeitando recurso do Conselho Federal de Medicina, que buscava reverter a decisão favorável ao grupo Testemunhas de Jeová. O julgamento dos embargos ocorre no plenário virtual, em sessão prevista para durar até as 23h59 desta segunda-feira (18). Votaram por negar o recurso o relator, ministro Gilmar Mendes, e os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, André Mendonça e Dias Toffoli. A maioria será confirmada caso não haja pedido de vista (mais tempo de análise) ou destaque (remessa ao plenário físico). A decisão tem repercussão geral, devendo ser observada por todos os tribunais do país. Em setembro de 2024, o plenário do Supremo decidiu por unanimidade que os cidadãos têm o direito de recusar a realização de procedimentos médicos por motivos religiosos. Esse é o caso, por exemplo, das testemunhas de Jeová, cuja fé não permite as transfusões de sangue. “A recusa a tratamento de saúde por razões religiosas é condicionada à decisão inequívoca, livre, informada e esclarecida do paciente, inclusive quando veiculada por meio de diretivas antecipadas de vontade”, diz a tese estabelecida na ocasião. A tese vencedora também estabeleceu a possibilidade da realização de procedimento alternativo, sem a transfusão de sangue, “caso haja viabilidade técnico-científica de sucesso, anuência da equipe médica com a sua realização e decisão inequívoca, livre, informada e esclarecida do paciente”.A CFM recorreu da decisão alegando haver omissões na medida, pois o Supremo não teria esclarecido o que fazer em cenários nos quais o consentimento esclarecido do paciente não seria possível, ou em casos com risco de morte iminente. Dois casos concretos serviram de base para a decisão. Um dizia respeito a uma mulher de Maceió que se recusou a fazer uma transfusão para a realização de uma cirurgia cardíaca. O outro tratava de uma paciente do Amazonas que exigia o custeio pela União de uma cirurgia de artroplastia total em outro estado, em que poderia ser feita sem a transfusão de sangue. No voto seguido pela maioria, em que rejeitou o recurso da CFM, o relator Gilmar Mendes escreveu que, ao contrário do argumentado, os pontos de omissão foram levantados e esclarecidos no julgamento. “Em situações nas quais a vida do paciente esteja em risco, o profissional de saúde deve atuar com zelo, adotando todas as técnicas e procedimentos disponíveis e compatíveis com a crença professada pelo paciente”, reiterou o ministro.
Romário Caires da Silva, 34 anos, morreu na noite de sábado (16) depois que a motocicleta que pilotava foi atingida na traseira por um veículo na BA-148, em Dom Basílio, sudoeste da Bahia. Segundo testemunhas, o impacto ocorreu perto da comunidade de Fazendinha e lançou o motociclista para fora da pista. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A moto ficou destruída. Equipes da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar fizeram o isolamento da área e controlaram o tráfego. O Departamento de Polícia Técnica removeu o corpo para o Instituto Médico Legal de Brumado. A Polícia Civil abriu inquérito para esclarecer as causas da colisão. Perícias e depoimentos serão usados para definir a dinâmica do acidente. O velório de Romário acontece na comunidade de Itapicuru, onde ele morava. O sepultamento está marcado para a manhã desta segunda-feira (18), no cemitério São João Batista, em Dom Basílio.
Um homem morreu na manhã de sexta-feira (15) após receber descarga elétrica enquanto manobrava a caçamba de um caminhão às margens da BR-101, em Gandu, baixo sul da Bahia. Segundo a Polícia Militar, a caçamba bateu em um fio de alta tensão, provocando choque no trabalhador e incêndio no veículo. As chamas alcançaram outros dois caminhões que estavam no pátio de uma pousada próxima. Equipes do Corpo de Bombeiros controlaram o fogo. O Departamento de Polícia Técnica recolheu o corpo, ainda sem identificação divulgada, para o Instituto Médico Legal. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as circunstâncias do acidente.
Três mulheres foram encontradas mortas na tarde deste sábado (16) em uma área de mata entre os clubes AFC e AABB, na zona sul de Ilhéus, sul da Bahia. As vítimas foram identificadas como Alexandra Oliveira Suzart, Maria Helena Nascimento Bastos e a filha dela, Mariana Bastos Silva. Elas haviam desaparecido na sexta-feira (15) depois de sair para caminhar na Praia dos Milionários acompanhadas de um cachorro. Segundo a Polícia Civil, os corpos apresentavam várias perfurações provocadas por arma branca. O cachorro foi localizado vivo nas imediações e resgatado por voluntários. Equipes do Departamento de Polícia Técnica realizaram perícia no local e removeram os corpos para o Instituto Médico Legal de Ilhéus. A Delegacia de Homicídios abriu inquérito para apurar autoria e motivação do crime; nenhuma linha de investigação foi descartada até o momento. Familiares e amigos das vítimas foram ouvidos ainda no início da noite. Informações que possam ajudar na identificação dos suspeitos podem ser repassadas, de forma sigilosa, ao Disque-Denúncia 181.
Policiais da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv / Brumado) apreenderam dez sacolas de skank, avaliadas em cerca de R$ 60 mil, na manhã deste sábado (16). A droga foi encontrada às 10h10, durante fiscalização a um carro com dois ocupantes no Posto do Pradoso, trecho da BA-262 que corta Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Além do entorpecente, a guarnição recolheu três celulares. Veículo, passageiros e material apreendido foram levados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) para os procedimentos legais.
A polícia prendeu um homem suspeito de estuprar a filha de 13 anos, na cidade de Ribeira do Pombal. O caso, de acordo com a Polícia Civil, aconteceu na quinta-feira (14). As investigações apontaram que os abusos sexuais começaram quando a vítima tinha oito anos e os atos continuaram até os dias atuais. A adolescente contou aos agentes que os atos aconteciam quando ela dormia ou ficava sozinha com o suspeito, que não teve nome divulgado. Ela relatou ainda que chegou a guardar mensagens recebidas pelo pai, que comprovavam os estupros, disse a polícia. Os estupros aconteciam na residência onde a vítima morava com o suspeito, na cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia e, posteriormente, em Ribeira do Pombal, após a mudança da família. A primeira denúncia foi registrada em 22 de julho. Posteriormente foram realizadas oitivas com os envolvidos e exames periciais. Após esses processos, foram comprovado os abusos. A adolescente foi atendida por médicos e será acompanhada pelo serviço psicossocial, conforme indicado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A delegacia de Ribeira do Pombal vai investigar o caso como estupro de vulnerável.
Nicolas Santos Souza, apontado como segundo envolvido no latrocínio que vitimou o gesseiro Márcio Dias em 2024, em Barra do Choça, sudoeste da Bahia, foi preso em São Paulo durante abordagem de rotina da Polícia Militar. Contra ele havia mandado de prisão expedido pela Vara Criminal de Barra do Choça, solicitado após investigação da Polícia Civil baiana. A ordem foi cumprida no momento da verificação dos documentos, informou a corporação. O primeiro suspeito, Leonardo (sobrenome não informado), foi detido em agosto de 2024, em Rio Verde (GO), também em cumprimento a mandado relacionado ao mesmo crime. A captura de Nicolas encerra a busca pelos dois investigados e, segundo familiares de Márcio Dias, representa um alívio após quase um ano de espera por justiça. O preso será transferido para a Bahia e permanece à disposição da Justiça.
Um servidor público suspeito de comercializar atestados médicos de forma ilegal na UPA Flamboyant, em Goiás, foi preso em flagrante, nessa quinta-feira (14), por meio da 7ª Delegacia Distrital de Polícia de Aparecida de Goiânia. O Centro de Comando Operacional (CCO) recebeu uma denúncia anônima no dia 8 de agosto, informando que um funcionário administrativo da unidade estaria vendendo atestados médicos no local de trabalho. A partir daí iniciaram as investigações. De acordo com a denúncia, o investigado entregaria dois atestados em um supermercado, em Aparecida de Goiânia. O funcionário foi visto saindo da unidade às 10h58 e se dirigindo ao local. Ao perceber a presença policial, mudou de rota, mas foi flagrado cortando e descartando atestados nas proximidades da UPA. Durante uma busca no armário do servidor, a polícia localizou um bloco de atestados médicos em branco, além de carimbos utilizados pertenciam a dois médicos que negaram ter emitido ou autorizado o uso de seus dados. Autuado pelo crime de falsidade ideológica, o funcionário da UPA foi conduzido à sede da 7ª Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.
Um homem de aproximadamente 60 anos morreu na noite de sexta-feira (15) ao ser atropelado por um ônibus intermunicipal na BA-263, em Itambé, sudoeste da Bahia. O acidente aconteceu por volta das 20h, nas imediações do Posto São Sebastião, sentido Itambé/Itapetinga. Segundo a Polícia Militar, o pedestre tentou cruzar a pista quando foi atingido pelo coletivo. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas, mas constataram o óbito no local. A área foi isolada para perícia do Departamento de Polícia Técnica, que removeu o corpo ao Instituto Médico Legal de Itapetinga. Até o momento, a identidade da vítima não foi confirmada; moradores relataram que ele poderia viver em situação de rua. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as causas do atropelamento. Testemunhas estão sendo ouvidas e imagens de câmeras próximas serão analisadas. Não houve feridos entre os passageiros do ônibus.
Dois partos gemelares com bebê empelicado foram registrados na terça-feira (12) na Bahia, em um intervalo de poucas horas, e chamaram a atenção pela raridade. Em Feira de Santana, os irmãos Davi e José nasceram primeiro, e o segundo deixou o ventre da mãe ainda envolto pela bolsa amniótica. Em Irecê, Olívia e Amelie também tiveram uma das gêmeas empelicada. As altas médicas ocorreram no dia seguinte, quarta (14). Em Feira de Santana, Davi nasceu por volta das 8h, com 2,915 kg, e José, logo depois, com 2,760 kg. A mãe, Alana Sampaio, relatou a surpresa e a emoção com o momento. O nascimento foi registrado pela fotógrafa Ana Hillary, que trabalha há quase oito anos na área e, pela primeira vez, fotografou um bebê empelicado. A médica Mariana Maciel, responsável pelo parto, contou que já tinha visto casos, mas foi a primeira vez que conseguiu retirar um bebê totalmente envolto. Em Irecê, Olívia e Amelie nasceram por volta das 12h, na clínica Corpus Day. A primeira pesou 2,400 kg e mediu 47 cm; a segunda, 2,654 kg e 49 cm. A cesariana durou cerca de 40 minutos e teve uma equipe com dois obstetras, dois pediatras, um anestesista, um instrumentador, uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem. A mãe, Keila Marques Dourado, que já tem um menino de 3 anos com o marido, Evandro Aguiar, disse que a família se emocionou com o “toque especial” do nascimento. O obstetra Autran Machado, que conduziu o parto, afirmou que, em 16 anos de carreira, não havia presenciado gêmeos em parto empelicado.
O que é parto empelicado
A bolsa amniótica é a membrana fina e transparente que envolve o bebê durante a gestação e, quando se rompe, indica a proximidade do parto. Quando não há ruptura, ocorre o parto empelicado. O fenômeno não traz riscos para mãe ou bebê: após o nascimento, o médico faz um pequeno corte na membrana para liberar a criança e segue com os cuidados habituais. Em alguns casos, a bolsa intacta pode proteger o bebê de traumas no parto e reduzir o contato com sangue materno em situações de doenças infecciosas.
A Polícia Civil da Paraíba apura a morte de Iasmin Albuquerque, 16 anos, encontrada desacordada dentro do próprio quarto em Cruz do Espírito Santo, na região metropolitana de João Pessoa. A jovem tinha um frasco de desodorante em uma mão e o celular na outra. Ela foi levada ao pronto-socorro, mas não resistiu. O enterro ocorreu quinta-feira (14). Segundo a delegada Cristiane Medeiros, o principal foco é a participação de Iasmin em um possível desafio da internet que incentiva a inalação de aerossol. O telefone da vítima será periciado. A polícia também analisa indícios do envolvimento de outras pessoas e não descarta a hipótese de suicídio. Nos últimos meses ao menos três crianças morreram em circunstâncias semelhantes no país, todas com parada cardíaca causada por intoxicação após uso de desodorante em spray. A investigação segue em andamento e testemunhas devem ser ouvidas nos próximos dias. A delegada alerta pais e responsáveis sobre o risco dos chamados “desafios” on-line, que podem levar à morte por sufocamento ou envenenamento químico.
A Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv Brumado) registrou quatro apreensões de veículos irregulares nesta sexta-feira 15 em diferentes pontos das rodovias do sudoeste da Bahia. Pela manhã, às 11h, a guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) abordou uma motocicleta no povoado Tamanduá, em Belo Campo, no sudoeste da Bahia. Os policiais constataram adulteração no número do chassi e do motor. O condutor e o veículo foram levados à delegacia local. Às 15h, no posto da CIPRv na BA-262 em Brumado, outra equipe apreendeu um carro com restrição de circulação (Renajud) expedida pela Justiça de Brasília. Trinta minutos depois, no mesmo trecho, foi retido um segundo automóvel com restrição judicial emitida por Jequié. Ambos foram encaminhados ao Detran de Brumado para as providências cabíveis. Também às 15h30, outra guarnição do TOR interceptou uma motocicleta em Piripá. Além de adulteração no chassi e no motor, a moto tinha registro de furto em Belo Horizonte. O veículo e o condutor foram apresentados à delegacia do município. A CIPRv informou que as ações fazem parte da fiscalização rotineira para coibir crimes de receptação, furto e adulteração de veículos na região.
Os empresários Sidney Oliveira, proprietário da Ultrafarma, e Mário Otávio Gomes, diretor estatutário da Fast Shop, foram soltos no fim da tarde de sexta-feira (15) por decisão da Justiça de São Paulo. Eles estavam presos desde terça-feira (12) no 8º Distrito Policial, no Belenzinho, zona leste da capital, após serem alvo da Operação Ícaro do Ministério Público de São Paulo (MPSP), que apura suposto esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais da Secretaria da Fazenda estadual. A soltura ocorreu um dia antes de expirar o prazo da prisão temporária, de cinco dias. O MPSP não pediu a prorrogação da medida. Cada empresário teve de pagar fiança de R$ 25 milhões e deverá usar tornozeleira eletrônica. A prisão temporária do auditor fiscal Artur Gomes da Silva Neto, apontado como mentor do esquema e suspeito de receber quase R$ 1 bilhão em propinas, foi prorrogada por mais cinco dias. Na mesma operação, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em endereços dos investigados e nas sedes das empresas. Em nota, a Fast Shop disse colaborar com as investigações. A Ultrafarma informou que também coopera e reforçou “compromisso com a legalidade e transparência”. O advogado de Sidney Oliveira afirmou que o cliente firmou anteriormente um acordo de não persecução penal e está quitando débitos tributários reconhecidos.
Comentários